sábado, 14 de maio de 2011

CAMPANHA 18 DE MAIO DE COMBATE AO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTE


  
FAÇA BONITO!CUIDE BEM DE NOSSAS CRIANÇAS
JANDUÍS ESTÁ NA LUTA, E VOCÊ?
DE 13 Á 18 DE MAIO
REALIZAÇÃO
CRAS I e II
 
CONSELHO TUTELAR

PDA CARNAÚBA

INFORMARTE

PETI/ PROJOVEM

SEMTHAS

SEMECD

CIRANDUÍS

FILHOS DO SOL

APOIO: PREFEITURA MUNICIPAL DE JANDUÍS
 
Por que dia 18 de Maio?
O Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual foi criado em 2000, pela Lei Federal N°. 9970/00. Esta data foi escolhida, pois neste mesmo dia, em 1973, Araceli Cabrera Sanches, uma menina de oito anos foi seqüestrada, drogada, espancada, estuprada e assassinada por filhos da alta sociedade de Vitória, no Espírito Santo. O caso, que comoveu todo o país e em 2011 completa 38 anos, permanecendo impune.
Objetivos da Campanha
O objetivo da Campanha é a aproximação da população ao enfrentamento da violência e da exploração sexual de crianças e adolescentes. A flor, símbolo da Campanha, assim como as crianças e adolescentes, exige cuidados e defesa para crescer de forma saudável e protegida.
A Campanha 18 de Maio, é realizada pelo terceiro ano na cidade de Janduís, contando com a participação de toda a comunidade, e assim, somando forças na garantia dos direitos de nossas crianças e adolescentes.
Denúncias
A denúncia contra os agressores sexuais, pode ser feita na Delegacia de Polícia, Ministério Público, Conselho Tutelar ou através do disque 100, que trata-se da central de atendimento sobre denúncias de violação de direitos de crianças e adolescentes, a ligação é gratuita e pode ser feita de forma anônima. É importante que o denunciante ofereça o máximo de informações possíveis.
CAMPANHA 18 DE MAIO DE COMBATE AO ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES
PROGRAMAÇÃO
Terça-feira 17/05/2011
07h00min
-Mobilização “18 de Maio” na comunidade de Permissão
-Responsáveis: Cras I e II e Conselho Tutelar
16h00min
-Chá da Tarde com os país e comunidade
19h00min
-Exibição de documentário produzido pelos adolescentes do INFORMARTE do PDA Carnaúba
-Local: Casa de Cultura
-Responsável: Karlinhos Art Design
Quarta-feira 18/05/2011
07h00min
-Encerramento da Campanha com a marcha 18 de Maio
-Saída da Escola Aluízio Gurgel com destino à Biblioteca Teófilo Régis, onde haverá pronunciamento das Autoridades presentes e apresentações culturais.
-Entrega da premiação do Concurso 18 de Maio de Produção Livre (organização Conselho Tutelar)
-Prêmio: 01 celular (Doação de Wilza Dantas e Borges Eletromóveis)
O QUE É ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL?
Abuso Sexual – O abuso sexual pode se manifestar
dentro ou fora da família e acontece pela utilização do corpo de uma criança ou adolescente para a satisfação sexual de um adulto, com ou sem o uso da violência física. Desnudar, tocar, acariciar as partes íntimas, levar a criança a assistir ou participar de práticas sexuais de qualquer natureza também constituem características desse tipo de crime.
Exploração Sexual – Consiste na utilização de crianças e adolescentes em atividades sexuais remuneradas, como a exploração no comércio do sexo, a pornografia infantil ou a exibição em espetáculos sexuais públicos ou privados. A Exploração não se restringe aos casos em que ocorre o ato sexual propriamente, mas inclui também qualquer outra forma de relação sexual ou atividade erótica que implique proximidade físico-sexual entre a vítima e o explorador. Segundo a definição elaborada no I Congresso Mundial de Combate à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes – realizado em Estocolmo, Suécia, em 1996 –, nesse tipo de violação aos direitos infanto-juvenis, o menino ou menina explorado passa a ser tratado como um objeto sexual ou mercadoria. Assim ficam sujeitos a diferentes formas de coerção e violência – o que, em muitos casos, implica trabalho forçado e outras formas contemporâneas de escravidão. É esse cenário de subjugação dos mais fortes pelos mais fracos que torna inadequado o uso do termo “prostituição” para identificar crianças e adolescentes vítimas de Exploração Sexual.
PARTICIPE
ENTRE NESSA LUTA VOCÊ TAMBÉM

Nenhum comentário:

Postar um comentário